O MARXISMO DE LÊNIN | Marly Vianna



A TV Boitempo dá continuidade à publicação dos vídeos do Curso sobre os marxismos do século XX, com esta aula de Marly Vianna sobre o marxismo de Vladímir Lênin.
☛ Inscreva-se e acompanhe:

ARSENAL LÊNIN | Coleção dedicada a publicar, em edições cuidadosas e combativas, as obras do nosso maldito predileto. Só até o final do dia, todos os livros do Lênin estão com 20% de desconto no site!

Conselho editorial: Antonio Carlos Mazzeo • Antonio Rago • Augusto Buonicore • Ivana Jinkings • Marcos del Roio • Marly Vianna • Milton Pinheiro • Slavoj Žižek

CURSO MARXISMOS
Ao todo, serão 5 aulas ministradas por alguns dos maiores estudiosos do tema no Brasil hoje: Ruy Braga, Marly Vianna, Isabel Loureiro, Daniela Haj Mussi e Ana Cotrim. O recorte são as diversas interpretações dadas ao marxismo ao longo do século XX por lideranças políticas e intelectuais como Trótski, Lênin, Rosa Luxemburgo, Gramsci e Lukács. A mediação é de Diana Assunção.

PROGRAMAÇÃO DAS AULAS
Aula 01 — O marxismo de Trótski — Ruy Braga (
Aula 02 — O marxismo de Gramsci — Daniela Haj Mussi (
Aula 03 — O marxismo de Lukács — Ana Cotrim (
Aula 04 — O marxismo de Lênin — Marly Vianna (
Aula 05 — O marxismo da Rosa Luxemburgo — Isabel Loureiro

VI CURSO LIVRE MARX-ENGELS
Este curso se insere na tradicional linhagem de Cursos Livres promovidos pela Boitempo desde 2008. O curso foi realizado em 2018, ano do bicentenário de Karl Marx, em parceria com a Faculdade 28 de Agosto e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. A mediação desta aula é de Claudinei Rezende.

Nguồn: https://collectif-du-chambon.org/

Xem thêm các phim khác tại: https://collectif-du-chambon.org/category/phim

Related Post

30 Replies to “O MARXISMO DE LÊNIN | Marly Vianna”

  1. Não entendi nada. Essa moça é muito complicada para explicar as suas idéias. Ela mesma vacila nas suas divagações. Muito ruim.

  2. Um grande professor de Economia me ensinou que se o Modelo Teórico não tem aplicação prática, é para ser rasgado e triturado. É por isso que os dados são tão importantes quanto a TEORIA.

  3. Karl Marx era, a princípio … HISTORIADOR, FILOSOFO E LINGUISTA, pois eis a gênese científica, eis o tripé milenar a partir do qual se constitui todas as demais CIÊNCIAS. A História é o método, ou seja (são as questões que levamos aos documentos, estando estes circunscritos ou distanciados do tempo real da análise processual, em movimento); A Filosofia é a reflexão critica dos sujeitos, suas obras, cujos textos não podem.ser compreendidos fora de seus contextos iniciais (todo sujeito é um sujeito de seu tempo, mesmo que o conceito filosofico em reflexão possa e deva ter sua compreensão ampliada ou modificada, à luz de novas compreensoes em tempos históricos diferenciados); por fim, A Linguagem, como formas ou meios multifacetados de comunicação, de registro, expressão, narrativas (populares, eruditas, artísticas, econômicas, musicais, literárias, jornalísticas, panfletarias, traduções livrescas,…etc.), meio pelo qual e em correlação, tal triade científica se apresenta como genese milenar das demais ciências.

  4. Ainda longe de EFETIVAÇÃO mediante distribuição da riqueza socialmente produzida, cujo alcance seja COMUM aos trabalhadores e sua DIVERSIDADE Identitária HUMANA.

  5. Começaria com "Acumulação.Primitiva.de.Capital", depois "18 Brumário.de Napoleão.Bonaparte" depois a.critica a Economia Politica Inglesa, principalmente Malthus e seu contraditório da.maquinaria, para se.entender as crises de superprodução capitalista e daí a farsa liberal de democracia e.Estado de Direito Constitucional.

  6. …. engendra as condições de sua própria destruição pela luta de classes- diante da automação tecnológica produtiva em correlação com a formação da consciência e formação.politica dos trabalhadores, na maior complexidade da divisão social.do trabalho na história.

  7. Marx, gênio que nos legou a compreensão da gênese, constituição, consolidação e as contradições sistêmicas do modo de producao capitalista industrial, segundo o qual as leis cientificas do materialismo histórico dialetico, dada a expropriacão da classe trabalhadora e acumulação burguesa….

  8. Maria José Excelente live Comprende O pensamento de Marx. E primordial para comprender a necessidade de transformar a realidade e a condição material do homem. Essa aula é super importante para conhecer e tranformar o mundo.

  9. Marx foi um revolucionário mais não foi um rebelde todos os políticos são revolucionários maís poucas pessoas são rebeldes!

  10. No inicio da fala, ela diz: não tenham nenhum prurido… Acho que ela quis dizer não tenham nenhum pudor rsrs

  11. Boa! O país fica sem mercado interno, durante a produção escravagista e por cima, vicia o comprador externo em preços insuficientes.

  12. Interação sujeito e objeto a gestalt estuda e Kant dizia que as pessoas viam a realidade segundo uma espécie de própria lente. Tudo bem virtual, heim?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *